Como evidenciar, por exemplo, a importância de aumentar a visibilidade da sua marca em um canal determinado?

Para quem tem visão de negócio, a área de comunicação das empresas deixou de ser vista como custo e passou a ser analisada como investimento há muito tempo.
Afinal, é por meio de estratégias de comunicação que a imagem de uma marca se constrói. Mas como saber que uma estratégia foi bem aplicada

Para validar decisões, é necessário monitorar resultados, apresentando números que sejam inteligíveis tanto para os profissionais de comunicação quanto para os demais setores da empresa, especialmente o financeiro. Sem a utilização de técnicas para analisar o retorno sobre investimento (ROI) feito em marketing, seria muito difícil estabelecer um plano de comunicação sustentável a longo prazo.

Além disso, ao utilizar as métricas e KPIs corretos, você não apenas oferece aos outros uma compreensão maior da eficiência das suas estratégias, como também consegue observar em quais pontos pode estar falhando e obter melhores resultados.
Como o ROI em comunicação pode ser efetivamente mensurado? Como aplicar essa métrica na entrega de resultados reais? Para você ficar por dentro, destacamos alguns pontos essenciais sobre o assunto:

1. O que é, como e por que mensurar ROI?

Um artigo completo sobre o tema é o First things first, que apresenta apresenta um overview sobre o KPI, explicando como calculá-lo de forma simples e como otimizar a conversão de ações de marketing digital (por meio de preceitos do CRO – Conversion Rate Optimization) a fim de impactar diretamente nos resultados.

2. Um modo diferente de calcular ROI em comunicação

Tradicionalmente, o ROI em comunicação é calculado a partir do número de vendas obtido por meio de um investimento. Porém, o método chamado de “attribution modeling” oferece a possibilidade de rastrear as diversas interações entre marca e consumidor antes da compra e entender melhor o papel que cada uma delas teve na eventual venda.

3. ROI para avaliar a performance dos seus vídeos

Três técnicas para otimizar mensurações e que podem ajudar nas suas ações data-driven com marketing de vídeo.

4. ROI direcionado à estratégia de marketing de conteúdo

Seja para melhorar o posicionamento da sua marca em buscadores, gerar leads ou simplesmente educar o público sobre o seu mercado, a produção de conteúdo tem sido uma grande aposta para garantir presença digital. Veja como descobrir se o resultados que você obtém com os conteúdos que produz justificam os investimentos, por meio do ROCI (Return on Content Investment).