Em busca de um relacionamento verdadeiro para conquistar os consumidores, as marcas têm olhado para a criatividade real, que desperta, emociona e engaja as pessoas. Nesse cenário, ações de experiência de marca surgem como uma ótima opção para que o público se relacione e interaja com produtos e serviços por meio das sensações. Com o objetivo de gerar valor a partir de percepções emocionais, os esforços para diferenciação com ações de brand experience ficam cada vez mais relevantes e impactantes. Esse é o foco do conteúdo da edição do Ahead! sobre Experiência de Marca. 

Pensando nisso, vamos relembrar alguns cases marcantes que foram realizados no Rio Grande do Sul? 

Roda-gigante e Arena Vai no Gás no Planeta Atlântida

Em 2019, a Renner montou uma roda-gigante no festival. Entre uma atração e outra, o público se divertiu e ainda ganhou uma foto na posição mais alta do brinquedo. A Coca-Cola levou a Arena Vai no Gás, com 150 metros quadrados de borbulhas e interatividade na pista do evento. A próxima edição do Planeta Atlântida está confirmada para os dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro de 2020, e as duas marcas vão marcar presença novamente. Fique de olho nas experiências que virão por aí. 

Bud Basement

Durante a Copa do Mundo de 2018, a Budweiser transformou o Cais Mauá, em Porto Alegre, em um “porão”, onde era possível acompanhar todos os jogos do Mundial. O espaço também oferecia atividades complementares: bar, estúdio de tatuagem, barbearia e alguns shows, como o do rapper Gabriel O Pensador. A ação foi replicada em espaços de outras capitais do país.

Ventilador ‘Nordestão’ no Carnaval de Rua de Porto Alegre

Em 2018, para aliviar o calor dos foliões durante o Carnaval de Rua, a Skol trouxe para cá o que chamou de “Nordestão”, um ventilador gigante que simulava os ventos do Nordeste. Com cerca de
quatro metros de altura e capacidade de atingir ventos de até 60km/h, a proposta da marca fez sucesso por trazer “alívio” a uma necessidade recorrente durante o verão. 

Toboágua gigante na Rua Mostardeiro

Em 2016, o gigantesco toboágua montado pela Sprite, na Rua Mostardeiro, em Porto Alegre, recebeu 6 mil pessoas para escorregar pela estrutura de 150 metros de comprimento. Além de proporcionar diversão para o público, a marca se preocupou com a sustentabilidade da ação: toda a água usada na operação foi tratada e reutilizada durante todo o dia do evento. Ao final, a mesma água foi limpa, tratada e devolvida ao Guaíba.